Biografia Joaquim Pereira Neto
Biografia Ex Prefeito Joaquim Pereira Neto
Publicado em 25/04/2017 16:09 - Atualizado em 25/04/2017 17:36
DADOS BIOGRÁFICOS
Aurea Maria Chagas Portugal*

Ex Prefeito Joaquim Pereira Neto
Joaquim Pereira Neto (1937 a 2015 ) : Nasceu em Inhapim , filho de José Venâncio Pereira e Oscarina Maria de Jesus. Casou-se com Noralina Maria de Assis Pereira e teve oito filhos: Geraldo, Elizete, Rômulo, Fábio, Márcia, Dalmo. Vinícius e Darlan..
Era comerciante em Inhapim, sócio proprietário da Loja Baratex.
Foi eleito prefeito de Inhapim em 15 de novembro de 1972 pela ARENA 1, quando venceu seu adversário Cláudio Fernandes da ARENA 2 e administrou Inhapim até 1976. Em 1994 se candidatou a deputado estadual, mas não obteve sucesso, recebendo cerca de 11 mil votos.
Deixou relevante legado para Inhapim e toda a região que foi a inauguração do Hospital São Sebastião de Inhapim, em 31/03/1974 , com 78 leitos, equipamentos modernos , devidamente conveniado com a Prefeitura de Inhapim, com o FUNRURAL, INPS (Prefeitura e INPS).
Também em sua gestão no setor da educação reformou várias escolas na cidade, distritos e povoados. Construiu o muro e ampliou o cemitério de Inhapim. Construiu 23 pontes de concreto armado, 41 pontes com base de cimento e piso de madeira por todo o município. Várias estradas foram abertas e inúmeras tiveram manutenção
Fez a abertura e o respectivo calçamento da rua Geraldo Contador, em prosseguimento a rua Carmo Viggiano,. Calçou as ruas: Major Aquiles de Sá Quintela, Pe. José Faustino, Padre Pains. Construiu a travessa Zacarias e a Praça Zé Elias (hoje Argentino José Soares).Em convênio com DAE – Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais, a prefeitura de Inhapim, sob o comando de Joaquim Pereira Neto, concluiu a eletrificação dos distritos de Itajutiba , Novo Horizonte, Bom Jesus do Rio Preto e São Tomé.
Foi feita em seu mandato a doação do terreno onde ficava a Cadeia Pública para a construção da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Inhapim.
Realizou a primeira FEIRA AGROPECUÁRIA E INDUSTRIAL DE INHAPIM, que contou com a presença dos Trapalhões, das Chacretes e diversas autoridades políticas como do Governador Aureliano Chaves.
Depois de cumprir seu mandato Joaquim Pereira Neto (Quinca Pereira ) continuou trabalhando e faleceu em um trágico acidente, na BR 262 , próximo a Venda Nova do Imigrante/ES em 10 de outubro de 2015.
*Professora e Pesquisadora
Fonte de Pesquisa :Jornal Luta Democrática – páginas: 6 e7 – 24/10/1976
por comunicação pmi