A lenda do "bicho de eucalipto"
A lenda do "bicho de eucalipto"
Publicado em 26/04/2017 13:32 - Atualizado em 28/04/2017 11:05
A lenda do "bicho de eucalipto"
*Áurea Maria Chagas Portugal
Havia um tempo que em Inhapim existia muitos eucaliptos. Meu amigo Guido Silva Araújo me contou, que eles foram plantados na gestão de Antônio Fernandes Filho (Nico Fernandes) . Mais tarde, eles foram vendidos ,pela prefeitura. Com o dinheiro arrecadado foi construída a ponte que liga a rua Carmo Viggiano e à travessa Maria José Cordeiro.

Os eucaliptos são tão importantes para a nossa história, que não há um inhapinhense, que não tenha um caso a contar envolvendo-os.
Eu,particularmente, vou contar a história de uma tia que nem conheci. Ela morreu em 1944 . Sua história estigmatizou um inseto, que virou um bicho feroz e maldoso pelo povo de nossa cidadezinha , que não se conformou com a morte de uma jovem bonita, simpática e com um futuro brilhante a seguir. Um inseto rastejante e inofensivo, apesar de repugnante, passou a ser o vilão de uma história. Em Inhapim, esse inseto é conhecido como "bicho de eucalipto" . Não sei seu nome científico ou se sua picada é dolorida. Sei que não foi ele que causou a morte de minha tia.
Dizem que minha tia Gilka era uma linda jovem . Ela estudava num desses colégios que mantinham jovens internadas. Na época, a melhor opção para as jovens era ser "normalista".Poucas se aventuraram em outra profissão que não fosse a magistério.
Era um dia normal. Meu avô e sua esposa estavam em Caratinga , em uma festa em casa de meus bisavós: Thomaz e Catarina Cimini. Em Inhapim, de férias, a jovem Gilka subiu em um pé de manga para ler. Foi picada por uma cobra.
O veneno se espalhou pelo seu corpo e os médicos não puderam fazer nada. O veneno da cobra não foi combatido ela morreu.. mas lenda da filha do Capitão William, um homem de grandes propriedades , classe social relevante, sobreviveu. Contam a história de maneira folclórica como se ela tivesse sido picada por um inseto feio de grandes antenas ... era mais fácil aceitar... Foi assim que surgiu, em Inhapim, a lenda do bicho de eucalipto.
Igreja Matriz e os eucaliptos
|
A história dos eucaliptos sempre vai povoar as mentes dos inhapinhenses seja com o time de futebol : o famoso "Calipe" , com os inúmeros amigos do bairro ou da triste história da minha tia. Os Eucaliptos não existem mais.O bairro cresceu e virou Santa Cruz... mas a lenda... essa continua... transmitida folcloricamente.
Professora e PesquisadoraFonte de Pesquisa : Entrevista com sua cunhada Irene Chagas Portugal
por Comunicação