Campanha contra queimadas
Prefeitura de Inhapim lança campanha contra a promoção de queimadas.
Publicado em 21/07/2022 08:49 - Atualizado em 21/07/2022 09:09
A Prefeitura de Inhapim através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável lançou nesta quarta-feira 20 de julho a Campanha de Combate a Incêndios e Queimadas Ano/2022.
Em época de estiagem é maior a preocupação com incêndios devido à baixa umidade e às altas temperaturas, criando condições ideais para a propagação das chamas, podendo causar grandes prejuízos à fauna e a flora da região inhapinhense; “As queimadas podem alcançar grandes áreas nativas ou cultiváveis, levando a morte de animais silvestres, esterilizando a camada superficial do solo, destruindo o sub-bosque das florestas e sua regeneração natural, e além disso, ainda pode atingir residências, rebanho de animais e outras estruturas de importância para toda população” informou o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável Wagner Teixeira Pinto, que foi além, segundo ele a promoção de queimadas implica em penalidades cíveis e penais; “Na Lei de Crimes Ambientais (lei nº 9.605/1998, artigo 41), há previsão específica de penalidade para quem provocar incêndio em mata ou floresta: reclusão, de dois a quatro anos e multa. Assim como, causar incêndio expondo a vida, integridade física ou patrimônio de outro a perigo, sujeita o infrator à reclusão de três a seis anos (artigo 250 do Código Penal)”.
Para informar a população, o município de Inhapim confeccionou várias faixas informativas para alertar a população sobre o tema, e foram afixadas nos principais pontos de acesso a cidade; “Infelizmente temos acompanhado alguns episódios de queimadas no município de Inhapim, tanto na zona urbana quanto na zona rural. As queimadas podem alcançar grandes áreas levando a morte de animais e profundos danos a natureza, sem dizer os danos a nossa saúde, com o acúmulo de fumaça. Em tempos que doenças respiratórias nos cercam, este tipo de ato se torna ainda mais danoso. É um ato criminoso! Tenha empatia, seja consciente, quando a natureza sufoca, quem não respira é você” alertou o prefeito Marcinho.
Para saber mais informações acerca da Campanha de combate às Queimadas promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o cidadão poderá entrar em contato telefônico diretamente na sede da prefeitura pelo (33) 3315-1511 ou pelo endereço eletrônico através da ouvidoria do município no www.inhapim.mg.gov.br.
Evite queimadas, preserve a natureza, em época de estiagem é maior a preocupação com incêndios devido à baixa umidade e às altas temperaturas, criando condições ideais para a propagação das chamas. Apague essa ideia, evite queimadas!
por Assessoria de Comunicação