Reunião do 5º aniversário RELBA
A Rede é a maior do Brasil e a terceira maior do mundo em volume movimentado. A Relba permite que um alimento excedente em um munícipio possa ser levado para outro Banco de Alimentos da rede e, assim, ser doado às instituições.
Publicado em 12/04/2019 16:39 - Atualizado em 12/04/2019 22:13
Inhapim recebeu na manhã desta sexta-feira, 12 de abril, no Salão Nobre, representantes de 26 cidades que fazem parte da Rede Leste de Banco de Alimentos (RELBA) para a reunião itinerante e comemoração do 5º aniversário do programa. Participaram também autoridades, pessoas ligadas à agricultura, conselhos e entidades.
A Rede é a maior do Brasil e a terceira maior do mundo em volume movimentado. A Relba permite que um alimento excedente em um munícipio possa ser levado para outro Banco de Alimentos da rede e, assim, ser doado às instituições.

Os presentes foram recebidos com a alegria contagiante das princesas, pernas de pau e malabaristas do Projeto Baruibão e com um delicioso café da manhã. Após, deu-se à eleição do presidente e demais componentes do conselho. Logo depois, deu-se início à cerimônia de comemoração onde foi composta a mesa com a presença do Prefeito de Inhapim, Marcinho e a primeira dama Érica, a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Izabel Peixoto Silva, o Secretário Municipal de Agricultura, Mateus Barbosa de Oliveira, a presidente do Banco de Alimentos de Inhapim Sônia Maria de Oliveira, o presidente da Rede Leste de Banco de Alimentos (RELBA), João Paulo de Paiva Ramos, o representante regional do SEBRAE, Ladislau Júnior, Deputado Federal Mauro Lopes e a Deputada Estadual Celise Laviola.Na oportunidade foi realizada a comemoração do 5º aniversário do programa e também a eleição do presidente e do conselho. Após a eleição onde foi reeleito João Paulo de Paiva Ramos, como presidente, e foi dada a posse a todos os demais componentes do conselho.

Em seguida todos os presentes se colocaram em posição de respeito para a execução do hino nacional brasileiro. Foi dada a palavra ao Secretário de Agricultura de Inhapim Sr. Mateus Barbosa e logo depois ao presidente eleito João Paulo.
Tiveram também a oportunidade da fala a Deputada Estadual Celise Laviola e o Deputado Federal Mauro Lopes que pediu um minuto de silêncio em respeito ao recente falecimento de sua Assessora de muitos anos, natural de Inhapim, Darlene Passos e também falou da importância da agricultura e dos agricultores para o país.
Logo em seguida foi dada a palavra ao prefeito Marcinho que ressalt
ou a importância do programa para a agricultura familiar e para as famílias beneficiadas pelo banco de alimentos. Em seguida o presidente do programa convidou os membros eleitos ressaltando a importância de cada um para que o programa continue dando certo e fez uma síntese dos 5 anos da rede Leste de banco de Alimentos.
A primeira palestra foi dada pelo Coordenador nacional do Programa Mesa Brasil SESC Renê Castro Lopo onde falou sobre a importância do voluntariado e também do grande passo que vem sendo dado com a integralidade dos bancos de alimentos que buscam contribuir para Segurança Alimentar e Nutricional dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade e atuar na redução do desperdício fortalecendo e efetivando os resultados.
Por fim, e não menos importante, tivemos a palestra da Chefe de cozinha e Coordenadora da Rede Metropolitana de bancos de Alimentos de Belo Horizonte, Xica da Silva sobre a capacidade de superação do ser humano, tendo como caso sua própria história de vida e como aprender a reaproveitar os alimentos a ajudou sobreviver e estar onde está hoje. Em seguida foi servido almoço a todos os presentes.
A RELBA surgiu em 2014 e faz parte da Rede Brasileira dos Bancos de Alimentos, dentro das Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social/Governo Federal. Formada por 38 bancos de alimentos municipais, a RELBA possibilita que o alimento excedente no banco de alimentos de um município da rede possa ser levado para outro e, assim, ser doado às instituições, de maneira que todos os municípios que fazem parte da RELBA sejam atendidos, não havendo desperdício de alimento.
por Comunicação